_-_-_-_-_-_-_-_Babilônia_-_-_-_-_-_-_-_-_

Fala galera, to aqui mais uma vez (em plena a segunda feira ¬¬") pra contar pra vocês algumas curiosidades relacionadas a historia...e hoje falar-lhes-aivoz-ei sobre uma civilização chamada Babilônia, e esclarecer algumas duvidas que provavelmente vocês tem sobre ela.


A Babilônia foi uma civilização que surgiu em uma planície existente entre os rios Tigres e Eufrates, essa região é mais conhecida como Mesopotâmia e fica onde é o atual Iraque. Acredita-se que esse povo surgiu na região por volta de 1730 a.C, e seu primeiro soberano foi, até onde se sabe, Hamurabi, e na boa galera, esse sujeito foi o cara, pra vocês terem uma idéia ele foi o primeiro rei a codificar leis atravéz da escrita. Da pra gente fazer idéia de como a cultura Babilônica influenciou a nossa né não!? {vou falar disso mais detalhadamente}.

Legado Babilônico

Escrita: Primeiramente a escrita cuneiforme, uma das mais antigas {3200 a.C}, trata-se escrever da esquerda para direita e de cima para baixo, como agente faz hoje em dia aqui no Ocidente.

Matematica:
Vou confessar pra vocês que eu ODEIO matematica, tenho numerofobia, se eu ver uma formula matematica na minha frente no minimo eu enfarto. Porém, a matematica foi uma das heranças mais valiosas deixada pelos babilônicos, eles aperfeiçoaram o sistema sexagesimal {deu até medo =[ }, criaram a circunferencia de 360º e tinham um codigo numerico, embora não conhecessem o zero.

Astronomia:
Bem assim como toda a civilização na qual a base seja a agricultura, os babilônicos desenvolveram um ótimo conhecimento no astronomia {assim como os Maias, Egipsios, dentre outros}, com necessidade de entender o movimento dos astros para planejar a agricultura e de entender os céus e descobrir os planos dos deuses (tudo pela agricultura). A astronomia deles era muito misturada com a astrologia.

Direito:
Lembram do tal rei Hamurabi? então, o código dele sem duvida é um dos mais importantes textos de direito já escrito. Ele escreveu para formalizar a autoridade do Estado e pra "regular" a sociedade. Esse texto traz principios que até hoje são usados, como o valor de um testemunho e da prova. A tal lei de Talião que prega auele lance de "olho por olho, dente por dente", deve-se a Hamurabi.

Em fim, a herança deixada pela Babilônia principalmente para nos aqui do Ocidente são muito fortes e até hoje vingadas.

Além do nosso ja amigo Hamurabi, um soberano que se destacou foi o ja conhecido por alguns, Nabucodonosor II, esse
cara foi tão importante quanto Hamurabi, ele foi o rei durante o esplendor babilônico, esse cara contruiu grandes monumentos, como seu castelo e o Jardin Suspenso da Babilônia {bem vo mata a curiosidade de vocês sobre essas duas obras de arte}.

Jardins Suspensos da Babilônia


Uma das sete maravilhas do mundo antigo, e dentre as quais a que menos se tem informações {mistééério, muhuhahahaha}, o jardim foi construido pelo rei
Nabucodonosor pra paparicar sua mulher preferida {garotas não esperem nem uma casinha de boneca de mim}, o lugar virou aconxêgo de verão da então esposa Amitis.
O Monumento nada mais era que mais ou menos seis montes de terra um em cima do outro {semelhante as pírâmides maias}, com terraços arborizados e com rios e cachoeiras descendo a "piramide" tudo issu era suspenso em cima de diversas pilastras todas de 25 a 100 metros {grande pra porra}. Bem o rei construiu issu pra esposa porque ela era de um reino visinho, sendo assim tinha saudades dos rios, das florestas e essas frescurada toda, ai ja viu né.

O palácio


Além do jardim suspenso Nabucodonosor construiu um palácio da qual se acredita ser o mais belo de toda a antiguidade, ele contava com imensas areas verdes, lagos e paredes decoradas com as mais belas pinturas e esculturas, além disso o sem noção do rei tinha o nome dele em TODOS os tijolos do palacio, imaginem só um PALÁCIO {tijolo pra cassete}, com o nome Nabucodonosor II em cada um dos tijolos {Oo}.
Como se não bastasse, em 1987 quando arqueologos encontraram as ruinas do palácio {a +ou- 80km do sul de Bagdá}, o então ditador, finado Saddan, ao saber dos famosos tijolos, queria que queria a reconstrução do palacio, e mais, que todos os tijolos tivessem o nome dele {outro maluco megalomaníaco}. Isso prova todo o esplendor da civilização e sobre tudo a influência de Nabucodonosor II e como o cara era adorado e respeitado.

Outra marca do esplendor babilônico foi os varios templos em forma de piramide com varios andares que ele mandou construir {chamados de Zigurate}, o mais famoso de
todos era o Etemenanki, que serviu de inspiração para a torre de babel da bíblia. Bem, a estrutura original foi obra de Hamurabi, mas Nabucodonosor fez sua restauração, e suas fundações existem até hoje. Para os babilônicos, a cidade (Babilônia era o nome da cidade e do Imperio) era a morada dos deuses, por tanto os zigurates eram nada menos que a residência deles.

O fim

Galera se preparem porque tem muita morte ai, confunde um pouco nossa cabeça, vamos lá. Após a morte de Nabucodonosor o Imperio entrou em uma decadencia da qual jamais sairía. Seu filho que o sucedeu (Amel-Marduk), foi morto pelo seu cunhado Neriglissar dois anos após assumir o Imperio. Três anos mais tarde Neriglissar morreu, logo, seu filho que era apenas uma criança assumiu o trono e foi aceito apenas por algumas cidades do Imperio, como resultado a pobre criança foi morta por uma conspiração da nobreza. Após toda essa conturbação, um heroi de guerra sem sangue nobre se auto proclamou rei. Nabonido tinha um filho já crescido, e a principio tambem não foi muito aceito, porem se mostrou um ótimo articulador político, caindo nas graças do povão.

Nessa mesma epoca, a Persia emergiu na região entrando em guerra com a Babilônia. O então rei persa Ciro, capturou o rei Nabonido e libertou o povo hebreu expulsos de jerusalém por Nabucodonosor e nomeou seu filho como rei da babilonia {esse fato é citado na Biblia, se não me engano no Antigo testamento}. Mais tarde um certo bisexual macedônico chamado Alexandre, O Grande, entrou em guerra com a persia do rei Dario e venceu, o cara chegou na Babilôinia como heroi, sendo a Babilônia apenas parte de suas conquistas que se estenderam até as Indias.

Bem galera, é issu espero que tenham gostado, seu num gostaram é só bater o catovelo esquerdo na mesa seguido do direito, logo após batam a mão esquerda na mesa seguido da direita, levantem as mão ao céu e gritem {issu é uma receita de um pajé em uma de minhas viagens a Africa Média com meu amigo Allan Quaterman, e realmente funciona}. Desde já muito obrigado.

Beijo na bunda e até segunda

Comentários

  1. Cara, tu falou de um jeito mt foda, os Jardins suspensos realmente são bombasticos... curti demais o post^^
    Parabens Bibiu

    ResponderExcluir
  2. mais um post muito bom de história...

    o que mais curto são as dicas no final aoskposakopsa

    ResponderExcluir
  3. Jah Rastafary há de nos livrar da Babilônia
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Ficou mt interessante!
    Sim, essa história está contada em muitos detalhes no Velho Testamento!

    Quarterman? o_O ahuahuaahuhauahuahua

    ResponderExcluir
  5. Vocês não conhecem Quaterman? ...jah contaram uma aventura dele em "As minas do rei Salomão" e "A liga estraordinaria"...gosta muito de um pinga...gente boa ele... xD

    ResponderExcluir
  6. hushuahsuahs
    gostei do post...
    ok, demorei p ler, mas foi informativo.
    O que sabia da sobre o assunto era vindo da biblia...
    ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Afeminados (Bishounen)

Fruits Basket

Kamen Rider Black